A Universidade Federal de Viçosa, é reconhecida nacional e internacionalmente como instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Para que estas atividades possam ocorrer de maneira adequada faz-se necessário atenção especial quanto as condições de saúde e qualidade de vida da comunidade universitária, composta por estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes. Esta é a missão da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários.
Sobre Nós
A Universidade Federal de Viçosa é hoje uma complexa estrutura física e administrativa. Pelos seus diversos prédios, departamentos, laboratórios, órgãos administrativos e de apoio, transitam, diariamente, um contingente em torno de 12.000 pessoas. São mais de 600 professores, cerca de 8.500 estudantes de graduação, pós-graduação e ensino médio e 2.700 funcionários. Essa pequena multidão apresenta diferenciadas demandas sociais e comunitárias.
No entanto, no dia-a-dia da UFV, observa-se que essas demandas sociais e comunitárias ficam, muitas vezes, ofuscadas ou relegadas a um plano inferior. Assim, um dos grandes desafios da administração superior da UFV é o de conciliar a busca constante da especialização com o atendimento das demandas sociais e comunitárias de sua comunidade. Da mesma forma que a UFV busca, e deve continuar sempre buscando, a excelência em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, através da procura constante de especialização por parte dos diversos departamentos, laboratórios, órgãos administrativos e de apoio ela tem também por missão buscar a excelência na qualidade de vida dos membros de sua comunidade.
A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, deve pois deixar de ser vista como um órgão repressor, controlador, alheio e burocrático para se tornar um órgão articulador, capaz de desenvolver sensibilidade às demandas da comunidade universitária, analisando-as sob uma perspectiva acadêmica com abordagem executiva.
Para que a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários defina a sua maneira de agir, é fundamental que a administração superior da UFV antes defina o seu posicionamento sobre a Universidade pública brasileira. No nosso caso o posicionamento é de intransigente defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade. No nosso entendimento é essencialmente nas universidades que se formam as lideranças científicas, culturais e políticas do País. Assim, todo esforço deve ser feito no sentido de melhoria da qualidade de vida no campus, viabilizando a permanência do estudante, principalmente dos mais carentes, na nossa universidade.
Os programas de assistência estudantil existentes na UFV têm se mostrado ao longo dos anos fundamentais para permitir que os objetivos maiores da instituição, ou seja, a formação de recursos humanos para melhoria da sociedade brasileira sejam alcançados. Desta forma, entendemos que o grande desafio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários não é o de discutir a necessidade de permanência dos programas assistenciais hoje existentes na UFV, mas o de buscar alternativas para ampliá-los no sentido de garantir uma permanência com qualidade.
É também missão da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, o entendimento que devido às características particulares da relação existente entre a comunidade universitária e a comunidade de Viçosa, as suas ações no atendimento das demandas sociais e comunitárias devem extrapolar as fronteiras do campus. Assim, as ações da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários devem buscar potencializar a contribuição institucional da UFV não somente à comunidade interna, mas também ao entorno sócio-econômico que circunda o nosso campus.
Dentro de visão de abordagem acadêmica, com ação executiva, dos problemas sociais e comunitários, o que deve ser uma prática no administrar de uma universidade, a ação da UFV na circunvizinhança em que ela se insere deve funcionar como uma plataforma de acesso aos seus estudantes para a formação de cidadãos com uma cultura de serviço prestado à comunidade. Tal modo de agir deve ainda permitir que diferentes segmentos da comunidade de Viçosa e cidades vizinhas, incluso os segmentos mais vulneráveis e marginalizados, tenham acesso cada vez maior na agenda da UFV.
É de nosso entendimento que a sociedade do conhecimento não é incompatível com uma sociedade que priorize o ser humano integral. Assim, a missão da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários é a de buscar, através de uma equipe trabalhando de uma forma sinergética e dinâmica, a melhoria da qualidade de vida no campus e no entorno sócio-econômico de Viçosa.